PROJETO DE EXECUÇÃO DE MODERNIZAÇÃO DOS BLOCOS V E VI DO APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DA LEZÍRIA GRANDE DE VILA FRANCA DE XIRA
Projeto para uma área equipada com cerca de 2 300 ha, no Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, dividido em dois blocos de rega. O circuito hidráulico principal de rega inicia-se na estrutura de admissão de água do rio Tejo, seguindo-se o canal principal de adução, com 12,5 km, até à estrutura terminal na EN 10.
O projeto inclui a modelação matemática do circuito primário de adução de água a partir do rio Tejo e três estações elevatórias: a EE da Caliça com equipamento do tipo parafuso de Arquimedes que eleva um caudal de 6 m3/s a partir do rio, a EE das Galés que bomba do canal principal um caudal de 7 m3/s, e o reforço da bombagem auxiliar do Conchoso com um caudal adicional de 2,3 m3/s.
O projeto de execução inclui ainda a rede primária e secundária de rega, viária e de drenagem, sistema de automação e telegestão, as expropriações e a análise da gestão do aproveitamento hidroagrícola.
Será ainda prestada a assistência técnica às obras que deverão ocorrer em 2017 e 2018.
Infraestruturas projetadas:
• Estação elevatória das Galés (Q = 7 m3/s H=29 m.c.a)
• Bombagem auxiliar do Conchoso (Q = 2,3 m3/s H=5 m.c.a)
• Redes de rega (35 km, DN1400 – DN200) e sistema de automação e telegestão
• Rede viária
• Gestão do aproveitamento Hidroagrícola