REABILITAÇÃO DO CANAL DE SANTA CATARINA, DISTRIBUIDORES DA TERÇA E VALE DOS REIS E PONTE CALEIRA DE PALMA DO APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DO VALE DO SADO
O Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Sado localiza-se no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, desenvolvendo-se ao longo de ambas as margens do Rio Sado.
Este aproveitamento é constituído por um conjunto de infraestruturas, essencialmente canais primários e secundários (distribuidores), que são abastecidas a partir das barragens / albufeiras de Pego do Altar e do Vale do Gaio. O aproveitamento segue os vales agrícolas que marginam o rio Sado e as ribeiras afluentes, a ribeira de Santa Catarina (também designada por ribeira de Alcáçovas) e a ribeira do Xarrama.
Este aproveitamento visa fundamentalmente o abastecimento de água para a agricultura. Porém, também fornece água para a indústria e permite a produção de energia elétrica.
Elaboração deste projeto visa a reabilitação do canal de Sta. Catarina, e dos distribuidores Vale dos Reis e da Terça, e da ponte caleira de Palma, reformulando os estudos já existentes, ajustando-os às atuais condições reais.