PROJETO DE EXECUÇÃO E DO ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DO CIRCUITO HIDRÁULICO DA CABEÇA GORDA-TRINDADE E RESPETIVO BLOCO DE REGA

O bloco de rega da Cabeça Gorda-Trindade localiza-se no concelho de Beja, a sul do bloco de Baleizão-Quintos e a este do bloco de Cinco Reis-Trindade, e está dividido em 2 áreas principais: a primeira, a norte de Salvada, encaixada entre os Blocos de Rega 4 e 5 de Baleizão-Quintos e atravessada pela EM 511 e a EN 391, onde predomina a pequena propriedade; a segunda, que se desenvolve principalmente entre Cabeça Gorda e Trindade, é atravessada pelo IP2, tem como limites pontuais a EN122 e EN391 (a norte) e as Zonas de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde e Vale do Guadiana (a sul), onde predomina a grande propriedade.

Este bloco de rega integra-se no subsistema de Pedrógão, do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e tem a sua origem no reservatório e estação elevatória do Estácio.

Estudo prévio, projeto de execução e assistência técnica das infraestruturas principais do circuito hidráulico, central fotovoltaica, redes de rega, viária e de drenagem, sistema de automação e telegestão, SIG e expropriações. Estudo de Impacte Ambiental.

Infraestruturas projetadas:
• Reforço da E. Elevatória do Estácio
• Redes de rega (53 km, DN1200 – DN90)
• Sistema de automação e telegestão
• Rede viária e de drenagem

Ficha Técnica

Cliente
EDIA, S.A.
Data
2017-2018
Localização
Cabeça Gorda, Portugal
Área
4 323 ha

Partilhar nas redes sociais